quinta-feira, março 19, 2009


O gengibre é usado no combate a gripe, resfriados e tosse [de tosse fui testemunha esta semana], atua também no sistema digestivo.
Tomar chá de gengibre afasta a preguiça e cura até ressaca. Bom demais!
Além disso: melhora a circulação sanguínea [nova ortografia], previne coágulos, tem ação antiinflamatória [nova ortografia], antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva.
Alivia enjoos [nova ortografia], enxaqueca e úlceras.
Ajuda no emagrecimento (ação termogênica).
Tomar banho e fazer compressas quentes de gengibre alivia sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, diminui a congestão nasal e cólicas menstruais.
"No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como "medicamento universal" (http://www.cozinhajaponesa.com.br/V04/artigosjaponeses_d.asp?s=2&c=200).