terça-feira, setembro 10, 2002

O Mestre de luta romana


Era uma vez um mestre de luta romana versado em 360 golpes. Ele passou um certo tempo ensinando 359 a um aluno por quem tinha preferência. Nunca chegou a lhe ensinar o último golpe.
Passaram-se alguns meses e o jovem já estava tão perfeito nesta arte que vencia todos que ousassem enfrentá-lo. Ele estva tão vaidoso da sua capacidade que um dia se vangloriou na frente do sultão dizendo que derrotaria facilmente o seu mestre, não fosse o respeito por sua idade e a gratidão por sua tutela.
O sultão ficou enraivecido com esta irreverência e ordenou que fosse realizada uma competição, imediatamente, a que toda a corte real assistiria.
Ao soar do gongo, o jovem avançou gritando, e foi recebido como golpe número 360. O mestre agarrou o seu ex-aluno, ergueu-o sobre a cabeça e o atirou ao chão. O sultão e a assembléia aplaudiram entusiasticamente.
Quando o sultão perguntou ao mestre como ele tinha conseguido vencer um adversário tão forte, o mestre confessou que tinha reservado uma técnica secreta para ele mesmo usar em tal situação. Em seguida, contou o lamento de um mestre arqueiro que ensinou tudo o que sabia.
"Todos os que aprenderam comigo a arte do arco e flecha", queixou-se o pobre sujeito, "acabaram tentando me usar como alvo".



Uma história de Saadi, conforme contada em "a Arte do Poder", R.G.H. Siu, 1979, em 'As 48 Leis do Poder' - Ed. Rocco

Sem comentários: